domingo, 31 de outubro de 2010

Reflexão sobre as didáticas

Não restam dúvidas de que a escola deve ser um espaço de formação e transformações. O processo ensino-aprendizagem é a base fundamental a toda e qualquer instituição que objetive o ensinar e o aprender.Porém com a elevação da indisciplina, não é difícil constatar a fragilidade deste processo. Este processo, realiza-se numa constante dialética, em que é certo ensinar aprendendo. Assim, me reposto a Comênio que destaca que a aprendizagem deve partir dos sentidos, percepção, experiência dos alunos. Ainda citando Comênio, o pensador aprova que os alunos façam experiências por conta ou com orientação, aprendendo a partir das próprias observações e não somente repetindo o que os outros dizem.
Sem dúvida cabe ao professor planejar sua aula, com metodologia diversificada, levando em consideração alguns fatores em relação ao aluno tais como: respeito a bagabem de experiências e aprendizagens trazidas por este aluno, realidade na qual ele está inserido, outros.
Desta forma, a didática vai sendo construída entre professor e aluno em situação de cumplicidade, em que a opinião e as ideias deste aluno passam a ser fundamentais. Não há uma fórmula para isto, mas sim uma reflexão constante, acerca da prática pedagógica dos professores atualmente.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra,

O que há em outros autores para sustentar sua argumentação?""

abs