domingo, 24 de outubro de 2010

A informática e a educação


A indisciplina é percebida de maneiras diferentes por alunos e professores; um ato indisciplinar para um professor, pode não ser para outro professor; portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola, outros acham que são fatores que envolvem a conduta do professor, sua prática pedagógica, entre outros fatores. Entre os alunos, o conceito de indisciplina também é contraditório, pois, a indisciplina não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária, baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relaçõa professor-aluno. A escola recebe sujeitos heterogêneos, de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma bagagem cultural que muitas vezes é negada pela escola.
O uso do computador com softwares educacionais que visam "promover a aprendizagem autônomas das crianças" é uma importante ferramenta a disposição do professor comprometido com a qualidade de suas práticas pedagógicas, que podem auxiliar no processo ensino aprendizagem. O computador como instrumento pedagógico, além de tornar as aulas mais atraentes e diferenciadas, leva o aluno a construir uma educação voltada para a realidade atual, facilitando também as relações interpessoais.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra,

Apenas contribuindo em sua postagem sobre Informática na educação:

“Aprender no contexto digital parece ser um dos desafios lançados à educação, pela possibilidade dos sujeitos aprenderem, transmitirem e produzirem conhecimentos de maneira cooperativa, em sua atividade cotidiana, usando o ciberespaço como ambiente de aprendizagem” (Rodrigues, 2004).

Abraços