domingo, 17 de outubro de 2010

O Lúdico e a In(disciplina)


Através das leituras para complementação do TCC " A In(disciplina) na Escola", destaco os enfoques abordados na Interdisciplina Ludicidade e Educação - Eixo III, que afirma claramente a importância dos jogos e brincadeiras nos anos iniciais. O lúdico na escola pode oferecer benefícios as crianças, possibilitando um desenvolvimento completo do corpo e da mente. Por isso, na atividade lúdica, o que importa não é somente o produto da atividade que dela resulta, mas a própria ação, momentos de fantasia que são transformados em realidade, momentos de percepção, conhecimentos, momentos de vida. O lúdico também estimula a afetividade, despertando sentimentos, valores,emoções,sofrimentos, interesses e alegrias.
É por todos esses motivos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não deve ser vista apenas como diversão, mas também com o aprendizado. Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, facilitam o processo de socialização, comunicação, construção do conhecimento, além do desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Com a ludicidade se aprende a lidar e equilibar as emoções, a criar um ambiente estimulante e prazeroso, propicio a uma aprendizagem significativa. Ao reconhecermos a importância da ludicidade como ferramenta pedagógica, que pode e deve ser usada como forma de transformação e libertação, poderemos entender e minimizar a problemática da indisciplina dos alunos em sala de aula.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra,

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta
da inteligência, um semeador de idéias”. Augusto Cury

Abraços

sandrazm disse...

Patricia...
Parabéns a todas nós...

"Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.(M.Maccari)

Abraços,
Sandra