segunda-feira, 5 de abril de 2010

"PLANEJAMENTO COMO PRÁTICA EDUCATIVA"

O título acima,faz referência a um livro de Danilo Gandin,um dos autores trabalhados na Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação.
Atualmente sabemos que o ensinar e o aprender não podem se resumir somente à transmissão e à recepção de conhecimentos.Por mais que esses conhecimentos sejam apresentados de forma extremamente organizada, não basta apenas propor aos alunos repeti-los.É necessário que a aprendizagem se realize com significado,com compreensão.É importante envolver os alunos nesse processo.Como educadoras,devemos possibilitar ao aluno relações entre o novo e o já conhecido,transformando e dando novo significado as idéias e conceitos.Esta é a essência do ato de aprender.Para desenvolver um bom planejamento,com aulas prazerosas e práticas,é necessário que os sujeitos envolvidos exerçam efetivamente a participação ativa na construção e na apropriação de novos conhecimentos,cabendo ao educador o papel de mediador desse processo.Caberá ao educador organizar o ambiente de sala de aula,tornando-a favorável ao aprendizado;selecionar os conteúdos e as situações-problemas que possibilitarão o desenvolvimento de novos conceitos,procedimentos e atitudes;fornecer as informações que o aluno não tem condições de obter sozinho;preparar textos e materiais didáticos variados que poderão se tornar instrumentos desencadeadores e/ou facilitadores da aprendizagem;promover debates entre os alunos,garantindo a socialização das diferentes idéias e o respeito entre opiniões diversas.
É o planejamento que irá orientar as ações do professor em sala de aula,servindo de guia ao seu fazer pedagógico.Para elaborar seu planejamento, o professor deverá considerar não apenas os seus objetivos mais imediatos,mas também os objetivos propostos no segmento de ensino em que está atuando,os objetivos gerais desse segmento e ainda a proposta educacional da escola.Além disso,é imprescindível considerar as necessidades e peculiaridades de cada grupo de alunos,além do tempo disponível para se atingir tais objetivos.É preciso também lembrar que o planejar deve ser um movimento pedagógico constante.À medida que o professor reflete e avalia suas ações em sala de aula,o planejar torna-se um processo permanente de construção e reconstrução do conhecimento.

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