segunda-feira, 12 de abril de 2010

Enfim o Estágio !



A história do Lápis


Confesso com modéstia que ainda tenho algumas dúvidas em relação ao planejamento do Estágio em geral.Será que estou realizando o Planejamento Pessoal de acordo com as orientações dos professores e tutores?Será que meu Planejamento Semanal contempla o que é esperado pelo PEAD?Entretanto tenho a certeza que não sou a mesma educadora de quando entrei no curso.Por isso resolvi como mensagem inicial,para minha primeira aula do estágio o texto que segue abaixo.O mesmo foi entregue a cada aluno,sendo realizada a leitura oral pelo professor e pelos mesmos, assim como num segundo momento uma reflexão oral da mensagem,criando uma discussão entre educando-educador e entre eles mesmos,buscando inserir nesta discussão alguns princípios básicos,que estão destacados no meu Projeto, como esperar a vez de falar,respeitar a opinião do colega,o que de positivo o texto lhe transmitiu?Houve algo negativo que possa ter sido transmitido pelo texto?Enfim, foi uma discussão coletiva, que de certa forma me surpreendeu,pois surgiram falas interessantes,demosntrando um nível de maturidade da turma até então desconhecida por mim,indo de encontro a um dos meus objetivos pessoais, que é de envolver a turma em atividades que os façam expressar-se,compartilhando suas opiniões para o crescimento coletivo.


Percebi então que o mesmo, também poderia ser compartilhado, neste ambiente,fazendo com que nós educadores possamos refletir sobre nossas ações enquanto acadêmicas e educadoras.







A história do Lápis





O menino olhava a avó escrevendo uma carta.A certa altura perguntou:


_Você esta escrevendo uma história que aconteceu conosco?E, por acaso,é uma história sobre mim?


A avó parou a carta,sorriu, e comentou com o neto:


_Estou escrevendo sobre você sim, é verdade.Entretanto,mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando.Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.


O menino olhou para o lápis,intrigado,e não viu nada de especial.


_Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida!


_Tudo depende do modo que você olha as coisas.Há cinco qualidades nele que,se você conseguir mantê-las,será sempre uma pessoa uma pessoa em paz com o mundo.


Primeira qualidade:você pode fazer grandes coisas,mas não deve esquecer,nunca,que existe uma mão que guia seus passos.


Segunda qualidade:de vez em quando,eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar um apontador.Isso faz com o que o lápis sofra um pouco,mas no final,ele está afiado.Portanto,saiba suportar dores,porque elas o farão ser uma pessoa melhor.


Terceira qualidade:o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é, necessariamente,algo mau,mas algo importante para nos manter no caminho da JUSTIÇA.


Quarta qualidade:o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.Portanto,sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.


Finalmente, a quinta qualidade do lápis:ele sempre deixa uma marca.Da mesma forma,maneira,saiba que tudo o que VOCÊ fizer na vida,irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.




Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra muito legal você trazer esse texto. Muitas vezes esquecemos dessas qualidades, e não refletimos da importância de praticá-las. Bjs