domingo, 11 de outubro de 2009

RESPEITO AS DIFERENÇAS

Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum e parcialmente surdo,aquele cuja audição,ainda que deficiente,é funcional com ou sem prótese auditiva.A competência auditiva é classificada como:normal,perda leve, moderada, severa e profunda.A surdez severa e profunda impede que o aluno adquira,naturalmente, a linguagem oral.E consenso comum entre os profissionais que atuam com alunos surdos, que os mesmos devem ter uma educação desafiadora e não assistencialista.Assim sendo os surdos tem direito a uma educação bilíngue de qualidade,que priorize a língua de sinais como língua natural e primeira língua,bem como o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.Assim o aluno surdo terá uma educação fundamental para o exercício de sua cidadania.É aconselhavel que assim que a surdez seja detectada na criança,a mesma seja encaminhada o mais cedo possível a uma escola adequada,com um currículo e técnica diferenciadas,adquirindo assim um desenvolvimento próximo aos padrões de normalidade.A surdez é uma realidade heterôgenea e multifacetada e cada sujeito surdo é único,pois sua identidade se constituirá a partir das experiências socioculturais adquiridas ao longo de sua vida.
A primeira aula da Interdisciplina de Libras,assim como as propostas de atividades solicitadas pela professora, fez com que eu buscasse outras alternativas para uma melhor compreensão da mesma,pois como educadora não estou preparada para receber um aluno surdo na proposta inclusiva.Sendo assim estou realizando um curso de Alfabetização no contexto de Educação de Surdos e Educação Inclusiva,visando acrescentar um pouco mais de conhecimento sobre a Educação de Surdos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que ótimo! O importante é ter vontade de aprender, e assim promover a inclusão. abraços