domingo, 14 de setembro de 2008

INCLUSÃO


Para termos um sistema educacional inclusivo,devemos partir do princípio de que todas as crianças podem aprender, que se respeite e reconheça as diferenças, deficiências ou inabilidades.Visar um processo abrangente, dinâmico, que evolui constantemente, não limitado ou restrito por salas de aulas numerosas , nem por falta de recursos adequados. Se pretendemos uma educação inclusiva , é urgente que façamos uma redefinição de planos e metodologias,fazendo com que a escola esteja voltada para a cidadania, livre de preconceitos , que reconhece e valoriza as diferenças.
Para conseguirmos reformar a instituição escolar, primeiramente temos que reformar as mentes. Estamos vivenciando uma crise de paradigmas, e toda a crise gera medos , insegurança e incertezas, mas propõe-se que seja este o momento de ousadia e de busca de alternativas que nos sustente e norteie para realizarmos as mudanças que o momento propõe.
Para que a escola seja um espaço de formação para todos e um ambiente verdadeiramente inclusivo é preciso que as políticas públicas de educação sejam direcionadas à inclusão, que os educadores possam ter cursos de formação e que os mesmos desacomodem-se, mostrando que a inclusão é um momento oportuno para professores e a comunidade escolar demostrarem sua competência e principalmente suas responsabilidades educacionais.
Esta mudança educacional, propõe que os educadores façam a diferença buscando conhecimento, e contribuindo com uma prática ressignificada desenvolvendo uma educação baseada na afetividade e na superação de limites, que as crianças aprendam a respeitar as diferenças em sala de aula, preparando-as assim para o futuro , a vida e o mercado de trabalho, pois vivendo a experiência inclusiva serão adultos bem diferentes, e por certo não farão discriminações socias .

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Sandra Mendonça seu portfólio esta repleto de registros, reflexões pertinentes a sua formação acadêmica, meus parabéns! Quanto a Inclusão realidade em nossas escolas, concordo que são necessárias e urgentes mudanças no contexto da prática educativa, com estratégias facilitadoras, onde a Administração escolar trabalhe em consonância com os diversos segmentos da comunidade escolar, dando apoio ao trabalho em sala de aula. Obrigado por as suas colocações, continue fazendo os seus registros!
Um grande abr@ço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS