sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Lúdico na Educação



Buscando relacionar a temática do projeto"Resgatando Valores na Escola",tenho observado a importância dos jogos e brincadeiras como um dos recurso usados,nos planejamentos.Os mesmos auxiliam o educador no proceso ensino-aprendizagem,desenvolvendo a rapidez,facilidade e consciência na aprendizado.Posso citar como exemplo uma atividade de matemmática "Bingo da Multiplicação".Observei que ao conviver em grupo,o aluno estará compartilhando seus conhecimentos prévios e os adquiridos com os demais colegas de sala de aula.
Segundo Pestalozi:
"a escola é uma verdadeira sociedade,o jogo é um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação"


A ação de buscar e apropriar-se dos conheciementos através de atividades que envolvam jogos e brincadeiras,exige dos alunos transformações,participação,indagação,criação,reflexão,socialização,relações essas que constituem a educação lúdica, assim como a ênfase nos valores como respeito,honestidade,ética,outros.A educação lúdica faz do ato de educar,um compromisso consciente,enfatizando e fortalecendo as relações pessoais,reflexivas criadoras e transformadoras,inteligentes e socializadoras.É de fundamental importância que nós educadores,entendamos que educar não se limita somente a repassar informações,que os jogos, não são só para serem jogados,brincadeiras para serem brincadas,porém sim, descobrir,acreditar e aceitar que cada atividade lúdica tem valores e objetivos,proporcionando ao educador mais uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal,social e cultural,onde colabora em parte fundamental para uma melhor preparação da saúde mental e social,facilitando os processo de comunicação,expressão e construção do conhecimento.




Fonte de Pesquisa:
Artigo - Revista Pátio / 2009
Revista Nova Escola


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra!

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves uma situação e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!

Abraços