Procuro contemplar nos meus planejamentos,atividades,situações e ações onde o educando seja um sujeito interativo e ativo no processo de construção do seu conhecimento,respeitando a bagagem já adquirida pelo mesmo,que influenciarão aprendizagens futuras.Entendo a importância do educador,como mediador neste processo de contrução,pois para que o educando construa novos conhecimentos significativos;idéias,informações e conceitos relevantes e claros a serem assimilados pelo mesmo; é necessário que alguém os ajude.A motivação e inovação são fatores de grande relevância no contexto do processo educativo.Entendo que a aprendizagem possa acontecer mais facilmente,se as mesmas estiverem relacionadas num processo cognitivo embuído de afetividade,relação e motivação.Assim,para aprender é imprescindível poder fazê-lo, o que faz referência às capacidades,aos conhecimentos,às estratégias e às destrezas necessárias,para isso é preciso querer fazê-lo,ter a disposição,a intenção e a motivação suficientes.
Contudo,é necessário refletir como educadoras que cada educando,apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem,cada educando aprende a seu modo,estilo e ritmo.
"o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva é o que denomina a aprendizagem"
Bock( 1999, p. 117 )
2 comentários:
hehehe adorei ver o interesse da turma, um bolinho de gente em cima do computador!! essa tecnologia...
abraços
Patricia...como citei vária vezes meu acesso a internet na escola passa por várias restrições...mas não deixo de diversificar minhas aulas,mesmo que para isso use somente um Notebook.Percebo que as atividades se tornaram mais prazerosas e a turma tem tido paciência,pois já se acostumaram com somente uma ferramenta disponível!
Agradeço o incentivo!
Abraços...
Postar um comentário