O texto a seguir, reflete apenas minha opinião a cerca do tema, indisciplina, que tem sido gerador de debates e discussões por parte de educadores, pesquisadores e sociedade em geral.Contudo porém por trás da indisciplina escolar, questiona-se de quem é a responsabilidade deste problema,familia, escola, sociedade,enfim...uma instituição joga a responsabilidade para outra, mas acredito que cada uma delas tem sua parcela de culpa e precisamos da contribuição de todos os segmentos.Visto pela maioria dos educadores como um dos principais entraves da boa educação,falta de atenção e conseqüentemente dificuldades de aprendizado, ainda existe muita falta de conhecimento e estratégias para lidarmos com o tema.
A construção e reavaliação de regras escolares, construídas pelos segmentos da comunidade escolar(pais, alunos, equipe diretiva, funcionários,outros), mais o respeito a elas,é a base de todo o convívio no ambiente escolar,projetando assim,que este educando no futuro possa a conviver com as regras da sociedade em geral.Sem o auxílio do educador o educando não aprende o valor das regras e os conflitos que nunca vão deixar de existir na vida em comunidade.
As questões ligadas à moral e à vida em grupo, devem ser tratadas desde a educação infantil,caso contrário,corre-se o risco de permitir que as crianças se tornem adultos indisciplinados em qualquer situação,incapazes de dialogar e cooperar.
Como educadora acredito que não existe solução fácil,podemos e devemos usar estratégias, como a troca de ideias entre educando-educador, para que as regras construídas em conjunto, possam ser cumpridas,agindo na hora certa,buscando sempre manter a calma entre as partes envolvidas nos conflitos, equilíbrio entre ação e "punição" em relação ao desrespeito da regra.
Bibliografia:
Adaptação da matéria Indisciplina,da Revista Nova escola / outubro de 2009.
Um comentário:
Pois é Sandra, de quem é a culpa pela indisciplina escolar? Da família, da escola, da sociedade???? Sim, cada uma delas tem sua parcela de culpa e nós professores podemos contribuir principalmente através do diálogo. Concordas? Criar regras coletivas é um exemplo... Com esta e outras atitudes o professor vai ganhando o respeito dos alunos, este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições em sala de aula e na escola. Vamos conversando sobre isso...
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