Algumas vezes surgem crianças resistentes à escola e/ou ao trabalho escolar,voltado com atividades referentes aos valores.A resistência talvez seja provocada pela raiva de não ser ouvido no ambiente em que vive,refletindo assim na escola, ou até mesmo esta criança não se sente valorizado.O sucesso das atividades com valores depende,também, da aceitação dos alunos.
A aceitação e o reconhecimento dos alunos são elementos essenciais nas atividades que compõem um trabalho com valores, pois muitas delas, levarão os alunos a questionamentos e discussões.Isso pode ser um desafio para professores que estão acostumados a planejar aulas com atividades que levem os mesmos a responderem somente "certo" ou "errado".Ao trabalharmos com valores estaremos possibilitando ao aluno que o mesmo se expresse de forma emocional,ou seja,temos que ter a consciência e respeito de suas respostas, pois elas são unicamente suas.Ouvir atentamente suas respostas, permite que o aluno experimente suas emoções ativamente e comece a sentir-se valorizado e aceito dentro do ambiente escolar,fazendo com o que o mesmo busque esta aceitação também nos ambientes externos à escola(família,cursos,outros).
É importante que o educador seja consistente ao transmitir seus valores,reforçando de forma positiva seus próprios valores,enfatizando que segue e acredita neles.Os alunos, em geral,têm curiosidade de conhecer melhor o educador e interesse de saber até que ponto ele defende algo nobre/bom/verdadeiro.Depois disso,a resistência vai desaparecendo e as qualidades naturais do aluno começam a emergir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário