quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inclusão


Várias linhas de pensamento exploram a relação da educação com o atendimento as crianças com necessidades especiais.Apesar de reconhecer que o sistema de ensino não tem conseguido cumprir a tarefa de incluir as crianças com necessidades especiais nas escolas comuns,acredito que isto poderia ser conseguido através de um projeto de participação, envolvimento e comprometimento com maior seriedade da sociedade.A equidade e o desenvolvimento poderiam ser alcançados na medida em que os detentores das políticas publicas em todas as suas esferas, tenham uma maior participação em todos os níveis e que suas vozes sejam ouvidas no que se refere as necessidades e desejos que devem informar o planejamento,a alocação de recurso, as estratégiass e a implementação de serviços. No caso da educação, a idéia é que a escola se torne uma agenciadora/coordenadora de recursos de ensino e aprendizagem que coloque a disposição do aluno um conjunto de possibilidades que lhe permitam aprender e desenvolver-se.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Sandra Mendonça! Fiquei muito feliz por sentir que você saiu na frente esse ano, registrando sucesso alcançado na sua saúde. Lendo o seu interior e se descobrindo como uma pessoa maravilhosa, saudável!!!
Tudo o que almejamos com fé alcançamos.
Quanto a sua fala referente às necessidades especiais, no semestre que estamos iniciando muito vai se discutir e trocar idéias e experiências.
Contamos com sues preciosos registros.
Desejamos sucesso empreendedor na sua vida particular e acadêmica
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS