terça-feira, 22 de junho de 2010

Projetos:compromisso permanente.


Considerando que o homem é um ser de ação e relação capaz de transformar-se e de transformar o mundo que o cerca,escolhi o tema"Resgatando Valores na Escola",como Projeto do Estágio por acreditar que os projetos;desde que sejam coerentes com os diagnósticos e objetivos;podem ser considerados um instrumento para que as transformações se efetivem.
Os projetos são iniciativas diversificadas a partir do conhecimento e questionamento da realidade,o que gera o aprendizado de conceitos e valores.Enquanto educadora,procuro levar os educandos a redescoberta de valores que consiste em permitir que os mesmos compreendam o complexo problema de adaptação do ser humano às condições de vida atual em nossa sociedade, de forma a tornar exequíveis ações de intervenção na realidade com o intuíto de aumentar a eficiência escolar,eliminando a Pedagogia do desânimo,da descrença,da repetência,da evasão,dando lugar à Pedagogia da busca,do desafio,do encontro,da esperança,do afeto,da realização,da transformação.

"Para isso existem as escolas:não para ensinar as respostas,mas para ensinar as perguntas."
Rubem Alves

domingo, 13 de junho de 2010

A copa da esperança !


Para a torcida brasileira, a Copa do mundo é um torneio esportivo que tem somente um objetivo: vencer uma competição. Dentro dos meus objetivos do projeto de estágio; Resgatando Valores na Escola; usando a temática copa do mundo, pretendo desenvolver nos alunos, não somente o espiríto de competição e materialismo deste fenômeno esportivo.Pretendo fazer com que os alunos percebam, o quanto numa competição pode-se desenvolver valores como ética, cidadania, respeito, colaboração, outros. A Copa do Mundo, na África do Sul, um país de tantos problemas, como HIV, desemprego, miséria, criminalidade e tantas outras mazélas, busca através deste torneio de suma importância, romper definitivamente com o complexo de país inferior, e avançar para um futuro sem o preconceito de um mundo branco e rico sobre um Terceiro Mundo Negro, pobre e repleto de incertezas.
"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."
Nelson Mandela

terça-feira, 8 de junho de 2010

Respeitando o meio ambiente !



O respeito ao meio ambiente começa com ações simples no dia a dia da escola e se aprofunda em discussões do que se pode fazer na comunidade em que se vive.Inseri o meio ambiente dentro do meu projeto de estágio Resgatando Valores na Escola,com a intenção de desenvolvê-lo sob vários enfoques pois o mesmo é amplo,oportunizando a expressão oral,escrita,atividades de matemática,artes e principalmente a conscientização e valorização do espaço em que vivemos.Durante as atividades propostas a turma se mostrou com maturidade suficiente para chegar a várias conclusões, entretanto a que mais me chamou atenção foi quando eles destacaram, que o homem para continuar existindo,precisa da ajuda de outros seres e da interação com a natureza.A escola completa e em alguns casos inseri a construção de valores nos alunos,como também,é o espaço de educar as novas gerações para uma para uma conscientização e generosidade cidadã,ampliando a noção de dever quanto ao futuro;próximo e remoto;do planeta.A vivência e as experiências proporcionadas pelo ambiente escolar,enfatiza a construção de valores,quando houver,por parte dos alunos,conscientização,estudos,debates e intervenções na realidade,pois os mesmos serão os multiplicadores desta conscientização de preservação dos recursos naturais na família e na comunidade em que vivem.Cabe a toda comunidade escolar, a tarefa de desenvolver e divulgar experiências sustentáveis em relação ao aproveitamento e respeito dos recusrsos naturais,não apenas para um melhor meio ambiente,mas também para uma vida digna e respeitosa para o planeta.
"Não devemos ter medo de inventar seja o que for,tudo o que existe em nós,existe também na natureza,pois fazemos parte dela."
Pablo Picasso

segunda-feira, 31 de maio de 2010

É importante ler !


Mesmo estando em um curso, que enfatiza o uso das tecnologias como mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem,durante meu estágio,assim como na minha prática docente de alguns anos,incentivo intensamente os alunos a realizar a leitura de diversos gêneros literários.É na escola que as crianças aprendem a ler.Muitas têm no ambiente escolar,o primeiro,e às vezes,o único contato com a literatura.Assim, fica claro que a escola, constitui um ambiente privilegiado para a formação de leitores.A literatura infantil é uma manifestação de sentimentos e palavras,que conduz a criança ao desenvolvimento cognitivo e emocional.É através da leitura que a criança pode conhecer coisas novas,desenvolver sua personalidade,aumentar seu senso crítico,instigar a curiosidade e solucionar questões.Entendo que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo,que é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades,construção da linguagem e oralidade,idéias,valores e sentimentos,os quais ajudarão na sua formação pessoal.
"Uma criança sem livros,é um prenúncio de um tempo sem idéias..."
Maria Dinorah

domingo, 30 de maio de 2010

Motivação para aprendizagem!


Procuro contemplar nos meus planejamentos,atividades,situações e ações onde o educando seja um sujeito interativo e ativo no processo de construção do seu conhecimento,respeitando a bagagem já adquirida pelo mesmo,que influenciarão aprendizagens futuras.Entendo a importância do educador,como mediador neste processo de contrução,pois para que o educando construa novos conhecimentos significativos;idéias,informações e conceitos relevantes e claros a serem assimilados pelo mesmo; é necessário que alguém os ajude.A motivação e inovação são fatores de grande relevância no contexto do processo educativo.Entendo que a aprendizagem possa acontecer mais facilmente,se as mesmas estiverem relacionadas num processo cognitivo embuído de afetividade,relação e motivação.Assim,para aprender é imprescindível poder fazê-lo, o que faz referência às capacidades,aos conhecimentos,às estratégias e às destrezas necessárias,para isso é preciso querer fazê-lo,ter a disposição,a intenção e a motivação suficientes.
Contudo,é necessário refletir como educadoras que cada educando,apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem,cada educando aprende a seu modo,estilo e ritmo.

"o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva é o que denomina a aprendizagem"
Bock( 1999, p. 117 )

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A importância da informática na educação!



A informática na educação vem trazendo novas perspectivas para educando e educadores em diferentes contextos.Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola,no sentido de romper na escola a lineiralidade de aprendizagem,utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à educação tais como a televisão,rádio,CD,DVD,computador,internet,entre outros. Refletindo sobre isto, mesmo sem poder usar a Internet em minha escola, pois a mesma não possui um ambiente informatizado disponível para atender os alunos,procurei inserir esta ferramenta de aprendizagem de maneira significativa,acreditando que o educador tenha que substituir respostas prontas dadas aos alunos,incentivando-os, a construir com eles o conhecimento e, é neste momento,que o computador, é fundamental.Busco dentro do projeto do estágio"Resgatando Valores na Escola",combinar com os alunos alguns assuntos que me permitem,fazer uso desta tecnologia,levando para sala-de-aula,somente um Notebook,possibilitando o desenvolvimento cognitivo,afetivo e social através do contato com a máquina.Entendo que o uso desta tecnologia contribui para promover a construção do conhecimento,tornando o processo de ensino-aprendizagem mais motivador e significativo,pois,sem dúvida,os educandos ficam muito mais entusiasmados quando têm acesso a recurso diferenciados nas situações de aprendizagem.
"a teoria na educação está muito avançada,mas a prática está muito distante"
Morán(2003)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os valores como uma necessidade


O apelo por valores está atualmente ecoando em nossa sociedade,à medida que educadores,pais e até mesmos as crianças estão cada vez mais sendo afetados por atos cruéis de violência,problemas sociais crescentes e falta de coesão social, a escola não pode omitir-se destes fatos e trabalhar através da educação possíveis soluções para tentar mudar essa realidade.Como educadoras,ao trabalharmos os valores(ética,respeito,cooperação,justiça,outros),estaremos encaminhando nossos alunos para uma educação voltada para a cidadania,pois os mesmos têm a experiência de participar efetivamente de um grupo social organizado.Quando se fala em educação,valores,cidadania,é preciso que se tenha clareza do tipo de pessoa que se quer formar.O educador também necessita ter clareza dos valores nos quais acredita e que permeiam a sua ação pedagógica.Cabe ao educador deixar de ser aquele que possui e transmite o saber,para ser aquele que orienta e desafia,que desperta na criança o desejo de construir o próprio conhecimento,assim o mesmo estará favorecendo a troca de experiências,a solidariedade,a cooperação e a construção do grupo no verdadeiro sentido da palavra.Este,pressupõe,o respeito às idéias de cada um,ao tempo de cada um,às regras que foram construídas pelo grupo.Percebo uma mudança de comportamento com mais ênfase nos meus alunos agora, quando do início do ano letivo,pois trabalhando o resgate dos valores em sala-de aula,nota-se uma diferença dos atos e atitudes dos mesmos em relação a si e em relação aos colegas,assim como em todo o ambiente escolar. Na medida em que se trabalha na construção em equipe e no fortalecimento das relações entre as pessoas que a integram,as trocas tornam-se mais intensas e significativas.

"ao confrontar os muitos desafios que o futuro reserva,a humanidade vê na educação um auxiliar indispensável em sua tentativa de atingir os ideais de paz,liberdade e justiça social(...)"
Jacques Delors
Bibliografia:
TILLMAN,Diane.HSU,Diana.Atividades com valores para crianças - Editora Brahma Kumaris