domingo, 6 de dezembro de 2009

CARDÁPIO SAUDÁVEL


Já não é novidade que a criança que se alimenta de forma saudável tem menos risco de ser um obeso adulto e de ter doenças ligadas a obesidade.A última atividade realizada pelo grupo, na Interdisciplina do Seminário Integrador,fez com que percebessémos,que antes as escolas que se preocupavam com este tema eram excessões,hoje elas se multiplicaram, pois estudos de alguns pesquisadores revelaram que a obesidade infantil também atrapalha no rendimento escolar.Algumas escolas, transformaram a educação alimentar em projetos pedagógicos,incluindo em suas cantinas,uma alimentação mais saudável, além de oferecer uma merenda balanceada e diversificada, supervisionada por nutricionistas,mantidas pela mantenedoura.Para combater a obesidade infantil e introduzir uma reeducação alimentar nos alunos,necessitamos também enquanto educadoras a interferência dos profissionais da área das políticas públicas de saúde,que a partir de 2006,implantaram recomendações, estimulando à produção de hortas escolares e a utilização dos alimentos produzidos na merenda,restringindo o comércio e a promoção no ambiente escolar de alimentos com altos teores de gordura saturada,gordura trans.,açúcar livre e sal e o incentivo de frutas, legumes e verduras.
A preocupação com alimentação saudável ganha mais força a cada ano,e a escola tem papel essencial no desenvolvimento de hábitos alimentares, promovendo ações e projetos pedagógicos nesta direção.
Bibliografia:
Adaptação texto - Revista Pátio - Novembro 2009 / Janeiro 2010.

domingo, 29 de novembro de 2009

IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADA NA ALFABETIZAÇÃO


Como educadores, encontramos diversos desafios diários em nossas prática pedagógica, dentre elas, destaco o gosto pela leitura.A importância dos Contos de Fada no processo da aquisição da leitura e escrita,busca atender as necessidades deste processo.Ao incentivar o educando a leitura dos Contos de Fadas, o educador estará auxiliando na formação da personalidade, despertando a curiosidade e atenção e aguçando o imaginário dos educandos, além de promover o gosto pela leitura, incentivando-o ao longo do tempo, que o mesmo busque outros gêneros literários que o auxiliem no processo da construção da leitura e escrita,adquirindo conhecimento dos códigos alfabético,capazes de produzirem textos criativos.Os Contos de Fada, geralmente partem de um problema,muitas vezes ligado ao cotidiano dos educandos,fazendo com que o mesmo busque na fantasia, uma possível solução para a problemática na qual esta inserido.Contudo os Contos de Fada buscam também transmitir a ideia de que não podemos viver indefinidamente no mundo da fantasia,sendo necessário viver a realidade, o momento atual.

sábado, 21 de novembro de 2009

RESPEITO AS DIFERENÇAS NA EJA


Realizando as leituras diversas para a complementação das atividades da Interdisciplina da EJA,entendo que para haver o processo de alfabetização e consequentemente escolarização completa destes educandos, se faz necessário e indispensável que haja respeito as especificidades dos mesmos, assim como uma diferenciação nas práticas pedagógicas.O educador da EJA deve levar em consideração que este aluno,já vem com uma grande bagagem de experiências de vida, que devem ser levadas em consideração pelo educador.Sabendo disso, cabe ao educador proporcionar metodologias diferenciadas, que despertem o interesse e a curiosidade destes educandos,que na maioria das vezes saem direto de seus locais de trabalho para as salas de aula.Também se faz necessário que o educador esteja em constante diálogo com seus educandos,sobre as estratégias e atividades por ele adotadas, para que a aula venha de encontro as expectativas e interesses dos mesmos, facilitando assim a aprendizagem,buscando resgatar a auto estima destes educandos,que por vários motivos não tiveram acesso a educação na época certa.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Políticas Públicas para alunos Surdos


O melhor modelo para o aluno surdo consiste na articulação entre a educação principal,sua primeira língua,língua materna, em LIBRAS, e o português escrito na escola específica para surdos,buscando dependendo do grau de surdez deste educando uma educação complementar com inclusão na escola comum.O aperfeiçoamento de políticas públicas em educação depende da avaliação de seus efeitos sobre o desenvolvimento acadêmico e o rendimento escolar,isto tem sido feito através de relatórios,Saeb e Prova Brasil.Entretando a educação especial tem sido excluída destas avaliações sistemáticas,deixando a criança com deficiência à margem do processo e seus benefícios.A educação de surdos não foge à regra:nunca foi avaliada qualquer escola para surdos nem qualquer aluno surdo assim identificado em regime de inclusão.Esta ausência nas avaliações, tem tido forte impacto sobre a vida das crianças,inclusive com a desativação de algumas escolas específicas para surdos e a dispersão desses alunos em escolas comuns, quase nunca preparadas para a inclusão desta clientela que tem toda uma prática pedagógica diferenciada, voltada para a sua deficiência ou grau de dificuldade de audição, com metodologias diversificadas,causando assim um grande prejuízo a educação destas crianças surdas, que muitas vezes desistem da escola por não se sentirem incluidas num mundo que não contemple suas necessidades educacionais.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alfabetização e Letramento


Como educadores,principalmente se formos alfabetizadores,e ai, percebe-se que muitos educadores alfabetizadores querem uma receita pronta para seus alunos, necessitamos sermos prudentes em relação aos primeiros tempos da aquisição da aprendizagem.Não há nos curso para professores uma receita para alfabetização ,atualmente não podemos falar de um método de alfabetização, mas de métodos de alfabetização,de diferentes procedimentos e processos para a aquisição da aprendizagem.Devemos proporcionar ao nosso educando uma diversidade de textos ricos,variados, autênticos e significativos.Sendo assim é fundamental que alfabetização e letramento sejam processos simultâneos e indissociáveis.O educando precisa apropriar-se do do código escrito e ao mesmo tempo compreender a finalidade e uso da língua escrita.Ao realizar este processo o educador estará proporcionando, que o mesmo,possa usa-las em conjunto nas práticas sociais,identificando e analisando criticamente o uso da linguagem e escrita com o instrumentos de divulgação de valores,de raça,etnia,gênero,credo ou classe.
Bibliografia:
Betolila,Soares,2007 - É preciso conjugar alfabetização e Letramento
Nova Escola Especial PCNs - São Paulo:Ed.Abril,1999

domingo, 25 de outubro de 2009

O que é mesmo indisciplina?


O texto a seguir, reflete apenas minha opinião a cerca do tema, indisciplina, que tem sido gerador de debates e discussões por parte de educadores, pesquisadores e sociedade em geral.Contudo porém por trás da indisciplina escolar, questiona-se de quem é a responsabilidade deste problema,familia, escola, sociedade,enfim...uma instituição joga a responsabilidade para outra, mas acredito que cada uma delas tem sua parcela de culpa e precisamos da contribuição de todos os segmentos.Visto pela maioria dos educadores como um dos principais entraves da boa educação,falta de atenção e conseqüentemente dificuldades de aprendizado, ainda existe muita falta de conhecimento e estratégias para lidarmos com o tema.
A construção e reavaliação de regras escolares, construídas pelos segmentos da comunidade escolar(pais, alunos, equipe diretiva, funcionários,outros), mais o respeito a elas,é a base de todo o convívio no ambiente escolar,projetando assim,que este educando no futuro possa a conviver com as regras da sociedade em geral.Sem o auxílio do educador o educando não aprende o valor das regras e os conflitos que nunca vão deixar de existir na vida em comunidade.
As questões ligadas à moral e à vida em grupo, devem ser tratadas desde a educação infantil,caso contrário,corre-se o risco de permitir que as crianças se tornem adultos indisciplinados em qualquer situação,incapazes de dialogar e cooperar.
Como educadora acredito que não existe solução fácil,podemos e devemos usar estratégias, como a troca de ideias entre educando-educador, para que as regras construídas em conjunto, possam ser cumpridas,agindo na hora certa,buscando sempre manter a calma entre as partes envolvidas nos conflitos, equilíbrio entre ação e "punição" em relação ao desrespeito da regra.

Bibliografia:
Adaptação da matéria Indisciplina,da Revista Nova escola / outubro de 2009.

domingo, 18 de outubro de 2009

APRENDIZADO ESCOLAR


Os governos enfatizam a necessidade da educação para o desenvolvimento do país e criam programas para manter as crianças em sala de aula,contudo as autoridades estão desenformadas sobre a principal causa da evasão escolar e do péssimo desempenho da educação básica no Brasil.Não é a pobreza extrema ou a falta de alimentos, mas sim a incapacidade do aluno em aprender.Proibir a repetência em nada ajuda,os problemas de aprendizagem vão continuar nas séries seguintes, porque se a criança não aprendeu,pior é seguir em frente,com conteúdos cada vez mais incompreensíveis para ela.Entendo que cabe a nós educadores buscar diagnosticar através da observação diária e com atividades variadas,as dificuldades de nossos alunos,encaminhando-os para profissionais da área da educação que venham a auxiliar o educador em sala de aula,para que assim juntos possamos tornar o ensino aprendizado mais de acordo com a realidade deste educando.
A escola deve estar sempre atenta e preparada para receber alunos com dificuldades de aprendizagem.A escola que não vier a se preparar para lidar com estes alunos,estará deixando de cumprir seu papel social e também estará perdendo a oportunidade de inserir na sociedade sujeitos ativos, críticos e consciente de seu papel como cidadão.Assim como os governos que negarem estas evidências vão ver um país que se desenvolve muito abaixo de sua potencialidade.

Adaptação artigo: A criança que não aprende na escola - Jordano Copetti
Zero Hora - outubro/2009