quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO


As constantes mudanças vividas na atualidade a nível mundial,tem provocado novas atuações e a reorganização da politicas públicas em geral,envolvendo assim também a educação.A descentralização da gestão escolar é uma importante tendência dentro das reformas educacionais .Contudo este é um tema muito importante devendo ter continuidade nos debates entre os docentes e todos os segmentos da sociedade educacional.Acredito que a Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental será mais uma ferramenta dentro do PEAD para esses debates que são de fundamental importância para nós educadores.

domingo, 17 de agosto de 2008

PENSAR!!!!!

Uma das funções da escola e de nós educadores é fazer com que nosso aluno pense,estimulando-os a dizerem o que pensam, valorizar idéias diferentes, mas também aprimorar o pensamento que eles trazem de sua vivência.Observo que um dos objetivos norteadores do curso do PEAD, se integra a este pensamento, pois nós mesmos muitas vezes nos reportamos a repensar conceitos enrraízados enquanto educadoras, e,tamanha a importância deste curso para a formação de profissionais da educação que desenvolva este hábito de pensar nos alunos,pois quando descobrimos nossa própria maneira de realizar determinada atividade, muitas vezes dificeis a nossa compreensão, estamos descobrindo também, nossa maneira de sermos criativos e desta forma possibilitaremos ao nosso aluno uma aprendizagem mais qualificada.

domingo, 10 de agosto de 2008

Recomeçar - Eixo V


Ao iniciarmos mais um semestre, cria-se uma expectativa em relação as interdisiciplinas do Eixo V, que nos conduzirá a realização de muitas reflexões e proporcionará mudanças em nossas práticas pedagógicas, o que já vem acontecendo desde que iniciei o curso do PEAD.

Acredito que as interdisciplinas do Eixo V, nos oportunizará a ampliação de nossos conhecimentos assim como a aquisição de novos conceitos, através das discussões, analisés e trabalhos a serem realizados.Todos esses novos saberes nos levará a um trabalho em sala-de aula mais qualificado, respeitando sempre a realidade do nosso aluno, levando-o a ser cidadão pensante e critico para atuar ativamente na sociedade.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

CRIATIVIDADE !


Como educadores precisamos estar atentos as mudanças pela qual a educação esta passando,vejo que devemos colaborar para a formação de cidadões criticos, que compreendam e transformem a sociedade na qual estão inserido.Gostaria de parabenizar o Professor Edson, pela excelente aula desenvolvida no dia 03 de junho, ele nos mostrou que independente da disciplina,de materiais que possam estar ou não a nossa disposição, como educadores temos que ter também uma percepção mais aguçada que nos leva usar a nossa imaginação e criatividade para tornar nossas aulas mais prazerosa e diferenciadas.Sandra Mendonça

quinta-feira, 15 de maio de 2008

BALANCE

Ao assistir BALANCE,fiquei instigada com a fisionomia(vestimentas e máscaras) dos representantes.Observei que cada indivíduo possuía um número nas costas dos casacos.Fiquei ainda mais curiosa, pois não consegui num primeiro momento associar com a INTERDISCIPLINA DE CIÊNCIAS, até mesmo pensei que aquele universo, poderia ser uma prisão , onde os indivíduos estavam sendo testados em relação a cooperação e sobrevivência,mas como a temática do vídeo envolvia a Interdisciplina de Ciências, consegui constatar que o mesmo nos demosntra a ganância e o egoísmo da maioria dos seres humanos em relação ao meio-ambiente.Estamos frente a banalização dos recursos disponíveis na natureza.Como educadores necessitamos levar para sala-de-aula soluções coerentes e viáveisque apontem para a reconstrução da relação homem-natureza.Sandra Mendonça

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Importância das Ciências....


Ensinar Cências como disciplina do currículo escolar nas séries inciciais, é proporcionar aos alunos situações de aprendizagem através das quais eles poderão construir conhecimentos,formular hipóteses, experimentar e raciocinar sobre fatos, conceitos e procedimentos característicos da disciplina .Além disso, como educadores devemos possibilitar através do ensino da Ciências, que nosso aluno compreenda as relações entre as ciências e a sociedade, fazendo com que ele perceba sua influência na produção e distribuição de diferentes conceitos e tecnologias. Sandra Mendonça

PROBLEMAS ?


Através da realização das atividades,leituras e pesquisa da Interdisciplina de Matemática,pude comprender melhor que quando proporcionamos aos nossos alunos atividades de situação-problema,devemos levá-los ao um ponto de partida para a construção da aprendizagem, para a reflexão e investigação de conceitos diferenciados.Como educadores devemos orientar de forma diversificada esta aprendizagem, pois a resolução de problemas não deve ser utilizada tão somente como controle avaliativo, se o aluno domina essa ou aquela técnica, esse ou aquele conceito.O que espera-se como educador é que através desta construção articulada com outros conceitos e disciplinas do curriculo escolar, o aluno possa vivenciar situações problemas matemáticas na escola e que estas possam ser úteis no seu cotidiano. Sandra Mendonça